terça-feira, 19 de julho de 2011

Análise:Duna


A ideia para esse livro surgiu quando seu autor Frank Herber tomou um avião em Oregon e viu pessoal do departamento da agricultura tentando controlar dunas com gramas que crescem nessa situação não-favoravel.

"Dunas de oregon"

Em 1965 é publicado Duna, livro de Frank Herbert.Ganhou o Hugo Award e ganhou Nebula Award for Best Novel.

Frank herbert pesquisou para seu livro e criou um dos melhores universos e livro de ficção cientifica, algumas pessoas até acham que supera a Trilogia Fundação de Isaac Asimov.

O livro trata da mudança de poder em Arrakis, o imperador Shaddam IV, que exerce seu poder graças ao seu exercito, remove os Harkonnen e Coloca os Atreides como administradores de Arrakis e da extração da especiaria, único produto que possibilita a viagem espacial e propriorciona habilidades extra-sensoriais para quem consuma.Para os Atreides, o imperador não está sendo bomzinho e sim temendo o crescimento de poder da casa atreides.

"Imperador Shaddam IV na adaptação cinematográfica de 1984"

A diferença entre Duna e outras histórias é que no universo Duna, não temos a tecnologia exagerada de outras histórias de ficção cientifica, já que em Duna houve a Jihad Butleriana, uma guerra entre a humanidade e as máquinas.Nessa história, a humanidade vence e grande parte de tecnologia é “banida” por medo de outro levante das máquinas.Escudos e Blasters foram banidos por poderem causar explosões nucleares.

"Oh you NEO"

O livro possui muita analogia à realidade como: a especiaria, tal como o petroleo na nossa realidade, é extraido de um lugar desértica.Temos muita referencia à religião em Duna como os fremens que são o povo nativo do deserto de Arrakis, que por sua vez teriam muita coisa de sua cultura vinda do islamismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário